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Por muito tempo, os resultados de campanhas de publicidade foram analisados com base em achismos. O Marketing Digital, no entanto, trouxe uma série de métricas que tornaram possível saber com precisão a eficiência dos seus investimentos. Dentre vários indicadores, o mais conhecido é o Retorno sobre o Investimento (ROI). Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado, isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, novas estratégias de retenção de clientes e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.
Existe uma fórmula bem tranquila para você calcular o ROI, que consiste em:
Sendo:
Essa fórmula pode ser utilizada de modo abrangente - para analisar o negócio como um todo ou específico - para avaliar um projeto ou área, individualmente . Assim, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.
**Se quiser saber os valores em termos percentuais, basta multiplicar o valor obtido na fórmula por 100.**
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar.
Esse ROI será bom ou ruim dependendo do tempo que você precisou para obtê-lo:
Não se esqueça de que Ganho Obtido não é necessariamente o valor das vendas, mas sim da Margem de Lucro que obteve das transações.
Com o cálculo do ROI é possível que a empresa reavalie seus objetivos e metas, podendo assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando melhores alternativas e focando principalmente nas mídias cujo ROI foi mais positivo.
Quanto mais ferramentas as empresas puderem utilizar para melhorar seu faturamento, melhor! E o conhecimento de sua realidade financeira é o primeiro passo para o sucesso.
Se você souber usar as ferramentas corretas, será muito mais simples tomar as decisões certas para investir no negócio certo.
Para mais dicas, fiquem de olho no nosso blog!
Primeiramente, vamos esclarecer o que é Marketing. O especialista Philip Kotler definiu marketing como sendo:
“Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.“
A partir disso, é notório que o marketing vem ocupando cada vez mais espaço e importância dentro das organizações, pois ele concentra a inteligência competitiva da empresa, analisando todo o mercado, desde os seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades e, principalmente, elabora estratégias para atender a necessidades e desejos dos seus clientes.
Em tempos de queda no mercado, o marketing é o principal aliado das empresas para aumentar o crescimento, fidelizar clientes e alcançar a rentabilidade do negócio. Logo, o marketing dá um direcionamento para a empresa por meio de suas analises e pesquisas.
Ao contrário do que ainda se pensa, o marketing de fato não se resume a somente vendas ou propagandas, ambas fazem parte do marketing. Assim, de uma forma bem simples podemos resumir que o marketing é um estudo aprofundado do mercado.
É basicamente sobre essa velha discussão que estamos falando quando abordamos as diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. O que os difere é a forma como o consumidor é impactado pela mensagem.
O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. Neste tipo de marketing há uma comunicação direta com o consumidor, resultando em um contato amplo e em massa que permite que um grande público seja atingido.
Ao falar em investimentos, o Outbound difere bastante do Inbound pois as mídias são bem mais caras. No Outbound, se, por exemplo, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.
Já Inbound Marketing, ou marketing de atração, traduzido, tem como ideia principal não ir atrás do cliente e sim, despertar o interesse para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas. Muitas pessoas dizem que essa é uma tática que se baseia em ganhar o interesse do consumidor ao invés de “comprá-lo”.
Portanto, é preciso entender bem quem são esses consumidores, ou seja, saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para assim oferecer materiais/conteúdos que os ajudem a resolver os problemas que têm ou os façam enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.
E aí, qual é o modelo ideal para o seu negócio? Conta pra gente!
É um seminário online ou conferência digital geralmente transmitido ao vivo.
Por ser uma maneira flexível de atingir o público interessado no conteúdo que vai apresentar sobre ou relacionado a sua empresa.
Escolha um tema, seja sobre um conteúdo ou um produto, sobre relacionamento com o seu cliente, vai de acordo com a demanda da empresa e sua criatividade.
O próximo passo é convidar os participantes e escolher uma data. Crie um evento no Facebook, com no mínimo 7 (sete) dias antes, envie e-mail, divulgue nas redes sociais, anuncie em mídias pagas, escolher a plataforma.
Importante também acompanhar se a divulgação esta alcançando as pessoas, verificar as confirmações dos eventos, respostas de e-mails.
Prepare o roteiro, verifique a iluminação, internet, área que será exibida o Webinar.
Escolha a plataforma que melhor se adequar, pode ser através do Hangouts ou Youtube.
Um dos benefícios do webinar é a interação com o público sem as barreiras geográficas, levando em conta o custo benefício, já que ele pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora, basta ter internet, câmera, microfone e um computador; promove o engajamento com o publico, você pode interagir com ele, respondendo ao vivo a suas dúvidas, fazendo assim com que a platéia virtual fique mais propensa a fazer o que pede, conquistando novos leads e potenciais clientes.
Ebooks e Whitepapers, o que são? Qual a diferença?
Whitepaper são conteúdos especifícos direcionados para quem já tem um conhecimento no assunto, sem muitos gráficos ou imagens, concentrado em dados, usando uma linguagem quase acadêmica que geralmente tem entre 5 a 12 páginas.
Ebook tem o formato parecido com revista, com textos, imagens, infográficos, com fins educativos, uma linguagem mais interativa e podendo conter entre 10 a 200 páginas, geralmente visto como referência de autoridade.
Por serem conteúdos densos, são usados para apresentar cases, uma matéria aprofundada sobre o assunto, seja da sua empresa ou de interesse do público. Geralmente são usados em blogs e landing pages.
O benefício de disponibilizar esses materiais é que para obter o whitepaper ou ebook é necessário do email da pessoa interessada, o que gera um lead, já que esse cadastro deixa os dados da pessoa. E por se tratar de um ebook ou whitepaper, deixa segmentado o interesse na sua empresa, a empresa pode utilizar o email marketing para mandar mais conteúdo, newsletter, promoções e promover a interação engajada com o potencial cliente.
Importante saber expor de forma que atraia o potencial cliente, deixando claro o que contém no ebook ou whitepaper quando enviar os e-mails de promoção.
Procure verificar em qual canal teve mais procura e invista nele.
Há vários anos, Josh Bernoff e os colegas da Forrester estavam tentando ajudar as empresas a descobrir como “fazer o social do jeito certo”. Eles criaram um acrônimo chamado POST que representa P eople, O bjectives, S trategy e T echnology. O método POST fornece um método de bom senso para avaliar sua estratégia social atual e identificar áreas que você pode melhorar. Aqui está uma visão geral rápida do método POST:
Pessoas – Não comece uma estratégia social até que você saiba o que seu público precisa saber e onde eles respondem.
Objetivos – Você quer ouvir seus clientes ou conversar com eles? Decida o seu objetivo antes de decidir sobre uma tecnologia.
Estratégia – O que será diferente depois de terminar?
Tecnologia – vem em último lugar. Uma vez que você conhece suas pessoas, objetivos e estratégia, então você pode decidir.
Se você não está satisfeito com os resultados que recebeu desde a sua estratégia social, use o método POST para avaliar sua estratégia atual e corrigir seu curso. Você pode aprender mais sobre o método POST no livro Marketing in the Groundswell.
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Vivemos na era da “câmera de bolso” e com mais de 2,5 bilhões de câmeras em uso, estamos entrando em uma nova era dinâmica em torno da criação e conteúdo de imagens.
As fotos estão se tornando a “linguagem universal”. As redes sociais de mais rápido crescimento são as que envolveram diretamente a imagem, Facebook, Instagram, Tumblr, Pinterest, We Heart It, entre outros. Essas redes sociais estão na boca de todos, pois abraçaram o meio visual, facilitaram o upload e o compartilhamento de imagens on-line.
Então, como você pode adaptar seu negócio na “Cultura Visual“?
Você sabia?
Em uma loja online, os clientes pensam que a qualidade da imagem do produto é mais importante do que a informação específica do produto (63%) e que uma descrição longa é ignorada mais facilmente (54%).
A taxa de participação no Facebook para fotos é de 0,37%, onde o texto apenas é de 0,27% (isso se traduz em um nível de engajamento de 37% maior para fotos por texto).
Fonte: JB
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
#crieseuconteudo