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My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
Não ter um playbook de vendas e não oferecer treinamentos aos vendedores são alguns dos problemas que impedem empresas de levarem Leads até a compra.
Não existe movimento sem energia e essa ideia também se aplica à conversão de Leads em vendas. Isso porque é preciso de muito esforço de todo o time para conduzir as pessoas interessadas em sua empresa ao longo da jornada de compra.
Os principais erros que empresas cometem na hora de converter Leads em vendas estão logo abaixo. Vem comigo!
Ter muitos canais de entrada de Leads é um erro do qual derivam muitos outros. Sempre que possível, é interessante concentrar esses clientes em potencial em uma única entrada. Se você capta contatos por meio do WhatsApp, por exemplo, o aplicativo está integrado com a ferramenta de automação de marketing que utiliza? Da mesma forma, é recomendável utilizar mais de um funil de vendas se você atua em segmentos paralelos. Se vende um mesmo software para empresas e para agências parceiras, por exemplo, vale dividir esses clientes em dois funis diferentes.
Um playbook de vendas ajuda a mapear os processos dos seus vendedores, detalhando as atividades que realizam e as regras da empresa. Um bom playbook deve conter objetivos de cada etapa da jornada de compra, além de mostrar as métricas que a empresa utiliza.
É importante focar no treinamento dos vendedores da sua empresa, pois dessa forma eles alcançarão resultados consistentes em menos tempo. Se o seu processo de treinamento não é estruturado, você perde muito tempo e os profissionais desperdiçam clientes em potencial.
A dica é estruturar um programa de entrada ou onboarding para treinar os vendedores desde o momento em que entram na empresa.
Realizar reuniões one-on-one é uma forma de vendedores se desenvolverem, mapeando junto com o líder competências que devem ser desenvolvidas, como resiliência, persuasão e outros pré-requisitos do trabalho em vendas. E, mesmo que não cometa os erros acima, nada disso basta se a sua empresa não tem alma de vendas.
“Ter alma de vendas faz muita diferença. Isso joga energia nas pessoas e as ajuda a vender mais. Tudo é muito rápido na área de vendas, é uma profissão cheia de adrenalina. Se não houver energia as pessoas desistem.” (Sócia da empresa DNA de Vendas, Lucia Haracemiv)
Vamos começar pelo básico. As 22 consagradas leis do Marketing é leitura obrigatória para profissionais de marketing.
O livro de Al Ries e Jack Trout conta as principais leis para quem precisa se adaptar ao novo marketing.
E quem violar qualquer uma delas, pode saber: vai pagar por isso.
Todo profissional de marketing já deve saber que o marketing mudou.
O guru do marketing, Seth Godin, conta em Marketing de Permissão os conceitos essenciais para quem quer vender para um consumidor que mudou.
Ao invés de incomodar seu cliente em potencial, por que não incentivá-lo a aceitar suas mensagens de marketing voluntariamente?
O marketing de permissão é sobre isso. Se você ainda não o faz, não perca tempo e aprenda logo.
Que o Marketing é ditado pelos seres humanos, já sabemos até aqui. Mas quais são as forças reais por trás disso?
Phillip Kotler é um dos maiores nomes do marketing mundial e vai explicar exatamente isso.
Mesmo sendo considerado um autor tradicional, ele é um dos principais nomes da área e sempre será referência em marketing no mundo.
Por isso, não deixe de ler Marketing 3.0.
E, para contextualizar essas novas fases do marketing, nada melhor que falar sobre a era que vivemos com a internet nos dias de hoje.
A terceira onda da internet é um livro que trata disso. O autor Steve Case explica que vivemos um período em que os empreendedores transformarão setores como a saúde, educação, transporte e energia e, com isso, as nossas vidas.
O livro explica as habilidades para prosperar nessa época e ajuda a entender o que você precisa fazer para ser um pioneiro na terceira era da internet.
Um bom panorama para quem se interessa em entender sobre inovação, tecnologia e o mercado de trabalho é o livro Como o Google funciona.
A obra do ex-CEO do Google, Eric Schmidt, explica como essa empresa aceitou as mudanças causadas pela tecnologia e focou o seu negócio no capital humano.
Falando em inovação, um bom profissional de marketing não pode desconhecer termos chave do mercado como Big Data.
Por isso, nossa recomendação é ler o livro de mesmo nome, de Timandra Harkness.
Como funciona Big Data? Como utilizar esse turbilhão de informações? Quais são os limites e potenciais problemas por trás desse conceito?
Para mais um livro essencial sobre vendas, vamos fixar um conceito importante que é a ideia central de um best seller: Vender é humano.
Daniel Pink entendeu isso e deixou essa obra sobre a arte de influenciar e convencer os outros.
E ai, já conhecia algum livro? Conta pra gente!
Usuários e empresas têm agora milhares de GIFs disponíveis para serem usados nas postagens!
Depois de liberar enquetes, transmissões ao vivo e outras ferramentas para o Instagram Stories, a novidade da rede social agora é a possibilidade de adicionar GIFs às publicações.
Em seu blog oficial, o Instagram anunciou uma parceria com o famoso banco de imagens animadas GIPHY.
Agora, quando um usuário clica para adicionar um sticker no Instagram Stories, pode clicar na opção GIF para abrir uma biblioteca com milhares de GIFs para usar como enfeite.
Ainda no mesmo comunicado, o aplicativo anunciou outra novidade: será possível fazer upload de fotos e vídeos de qualquer tamanho, sem cortá-los, seja seu formato quadrado, retrato ou paisagem.
“O restante do espaço será preenchido com uma cor customizada, que combine com o que você compartilhou”, diz o comunicado.
Acreditamos que os GIFs são uma maneira de tornar a ferramenta mais divertida e interativa, facilitando a comunicação principalmente com o público mais jovem, que adora o formato.
E você, vai usar GIFs nos seus Stories? Veja como aproveitar essa rede social para extrair mais resultados para o seu negócio!!
Você, que trabalha com Marketing Digital, já entendeu a importância da geração de Leads para o seu negócio. E, naturalmente, entendeu que precisa melhorar as taxas de conversão do seu site para maximizar a sua capacidade de gerá-los, correto?
E se eu te contasse que existe uma forma de fazer isso sem mexer na estrutura do seu site e sem ser chato com os seus visitantes?
Pois é, hoje vou mostrar para vocês por que usar pop-ups da forma correta não vai atrapalhar a experiência dos usuários e, além disso, melhorar muito as taxas de conversão do seu site.
Em primeiro lugar, confesso que eu, assim como qualquer pessoa, já me irritei muito com pop-ups inconveniente e invasivos. Basta conhecer um pouco mais a fundo como as ferramentas que fazem essa tarefa funcionam que você vai perceber que o objetivo nunca foi ser inconveniente. Em praticamente todas elas existe uma série de personalizações em relação a onde, quanto e quando tais ofertas saltitantes devem aparecer. Ou seja, a sua proposta é realmente entregar valor na hora H.
Para que vocês entendam qual o nível de personalização de que estou falando, vou mencionar os principais deles:
Se você usar essas personalizações a seu favor e tratar seus visitantes da mesma forma que gostaria de ser tratado, você será capaz de criar pop-ups com mais de 40% de taxa de conversão.
Essa é uma forma sutil e ainda assim muito eficiente de usar pop-ups. Uma Scroll Box nada mais é do que uma pequena caixa, normalmente na parte inferior em um dos lados do site. Ela é tão pequena que passará despercebida para a maioria dos visitantes, mas converterá de 1 a 4% deles sem atrapalhar em nada a experiência dos demais.
Uma forma bastante interessante para gerar Leads é oferecer versões em PDF de posts para download, usando um pop-up para a conversão. Esse caso é mais pertinente quando o post é muito grande ou quando é um tutorial com instruções, que podem ser úteis em contextos offline.
Se um visitante está lendo um de seus posts é porque ele gostaria de aprender mais sobre determinado tema, correto?
O que você acharia se, quando estivesse terminando de ler um post sobre o tema X, aparecesse uma oferta de um guia completo sobre o tema que você estava lendo?
Para fazer isso, você precisará simplesmente configurar o pop-up para aparecer em determinados posts que tenham o tema X como relacionado, e configurar um gatilho de scroll ou tempo para que ele apareça.
Se o visitante está navegando na página de preços ou funcionalidades (ou até mesmo benefícios) do seu produto/serviço, é a hora certa de oferecer ajuda! As pessoas que estão nessas páginas estão buscando justamente entender como elas ou seu negócio podem se beneficiar e cabe a você mostrar o caminho. Nesses casos, você pode ou indicar um material rico de fundo de funil (com relação direta com o seu produto) ou oferecer diretamente uma conversa com seus vendedores e um pop-up fará muito bem essa tarefa.
Se você criar pop-ups com bom senso e com objetivo de gerar valor para o visitante, certamente terá um bom feedback do mercado em relação a experiência e aos resultados de conversão. (:
Confira algumas ideias para você se aproximar dos seus clientes na Páscoa e vender mais durante a data
Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular para o comércio quanto a Black Friday ou o Natal, a Páscoa costuma aquecer as vendas, principalmente a de chocolates. Mas será que somente empresas do segmento alimentício podem aproveitá-la?
Acreditamos que não, pois os ovos de chocolate podem ser a forma mais óbvia de presentear nessa data, mas é possível ir um pouco mais a fundo e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado. E isso vai além de segmentos de negócio, já que qualquer empresa pode fazer.
Estar próximo dos clientes é algo desejado por toda empresa, certo? Tenha em mente essa ideia de aproximação, que tem tudo a ver com a Páscoa, na hora de planejar seus conteúdos. O planejamento deve ser feito com alguma antecedência, cerca de um mês antes.
Mas tenha cuidado, pois a data tem significado religioso e você não quer desrespeitar a crença dos seus contatos.
Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.
Para quem exagerou no chocolate, por exemplo, que tal um dia no SPA para fazer um detox ou uma matrícula na academia?
Já para quem não come carne nos dias que antecedem a Páscoa, está aí uma oportunidade para restaurantes de frutos do mar, peixarias, dentre outros fazerem uma oferta especial.
E, mesmo que você não consiga fazer essa correlação, há quem não goste de presentear com ovos de chocolate, preferindo flores, vinhos, um livro e outros presentes. Nesses casos, capriche na arte, incluindo temas que remetam à Páscoa.
Ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras são elementos bem comuns no imaginário quando o tema é Páscoa. Por isso, utilizá-los em seus emails, redes sociais, Landing Pages e outros materiais de divulgação ajuda a entrar no clima imediatamente.
Sabemos o quanto é importante, no Marketing Digital, ter um blog atualizado para garantir as primeiras posições no Google. No entanto, algumas vezes, faltam ideias para produzir novos conteúdos e muitas páginas têm o seu fim decretado antes do tempo. Para evitar essa situação, é importante não ter medo de arriscar e investir em novas estratégias.
Como já havia explicado, Marketing de Conteúdo não se resume apenas em artigos de blog. Ele é muito mais do que isso. Portanto, não há desculpas para deixar sua persona sem novas publicações.
No entanto, antes de sair atirando para todos os lados, descubra como produzir conteúdos para blogs, mesmo que o assunto já esteja um pouco mais saturado.
Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo inclui a produção de materiais ricos, como eBooks, cartilhas e infográficos, certo? Então, se você não souber mais o que postar no seu blog, que tal fazer um post de divulgação de cada uma de suas ofertas?
Assim, você vai poder trabalhar para o rankeamento dessas páginas (o que vai te trazer tráfego e Leads), além de ser mais uma forma de apresentar para a sua persona um pouco mais sobre o conteúdo que você produziu.
Você sabia que é possível gerar Leads com vídeos? Então, por que não investir nesse tipo de material para o seu blog? Ter um canal no Youtube, por exemplo, não requer grandes conhecimentos: é prático e gratuito. Além disso, ele é o segundo maior buscador do mundo, ou seja, é uma boa oportunidade para ser encontrado por novos leitores.
Se você não sabe como produzir um vídeo, inspire-se em um post do seu blog. Transforme as informações que você incluiu no artigo em um vídeo de animação. Outra opção é fazer um editorial sobre um determinado assunto que esteja inserido em seu nicho de mercado.
Geralmente, quando estamos diante de um mercado saturado, temos duas grandes vantagens: o volume de pesquisa das palavras-chave que pertencem a esse grupo são mais altos e existem grandes possibilidades de ramificação de conteúdo (ou seja, de atacar os subnichos).
A informação pode ser comprovada ao buscarmos o termo “marketing” no planejador de palavras-chave do Google. Nesse caso, temos um mercado muito saturado e com bastante concorrência. No entanto, há vários subnichos que podem ser utilizados para conquistar autoridade.
Para se ter uma ideia, veja os subnichos do Marketing Digital.
Certamente este termo não é estranho para você, afinal já destacamos algumas vezes por aqui o quanto o guest post é importante em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Quando usado corretamente, ele tem o poder de trazer vários benefícios para o seu blog. Mas para alcançar esse resultado, é necessário ter atenção a dois detalhes.
Ao incluir guest post em sua estratégia, você não só receberá links orgânicos que possuem autoridade no Google, mas também novos leitores interessados nos materiais da sua página.
Outra forma de descobrir novos temas para o seu blog é analisando a sua concorrência. Não é errado seguir esse caminho, afinal, você descobrirá como ela está atuando em seu mercado e quais são os temas que ainda não foram abordados em sua página.
Após descobrir como produzir conteúdos para blogs saturados, recomendamos que você siga nossas instruções para evitar que sua página fique estagnada por falta de informação. Ideias surgem com o tempo, não tenha medo de se arriscar! (:
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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