Webinar – Cadastre-se!
Webinar o novo conceito de conhecer rapidamente.
Os melhores seminários online’s estão aqui.
WEBINAR COM CONTEÚDOS EXCLUSIVO SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING
ESTAMOS EM CONTAGEM REGRESSIVA
My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
Growth hacking é o nome dado para definir um modelo de estratégia de marketing inovadora, que combina marketing e engenharia e que foi desenvolvido por startups do Vale do Silício com foco em crescimento na virada dos anos 00 para os 10.
Se você não viveu a última década em Marte ou isolado do mundo, com certeza notou o tamanho das transformações e impactos que a tecnologia trouxe para os negócios de todos os tipos e tamanhos. Nesse cenário em que novos concorrentes surgem todos os dias, os consumidores alteram suas preferências muito rapidamente em função de soluções com melhor conveniência e preço e o mercado, como um todo, passa por disrupções aceleradas, encontrando novas soluções de crescimento para sobrevivência.
“O growth hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas. O posicionamento é importante? Apenas se comprovado que pode ser utilizado em um plano de crescimento sustentável.” – Sean Ellis
O termo Growth Hacking foi cunhado por Sean Ellis, profissional com passagens por empresas de sucesso como LogmeIn e Dropbox (essa última sendo profissional contratado pelo CEO da empresa com a missão de fazer a startup – que naquela época ainda era minúscula – decolar).
O processo de growth hacking é um ciclo contínuo contendo quatro etapas principais:
1-) Análise de Dados e Busca de Insights
2-) Geração de Ideias
3-) Priorização de testes
4-) Execução dos testes
Ao final da última etapa, a equipe retorna ao início do ciclo para analisar os próximos passos e dar sequência no processo.
Sobretudo na quarta etapa, de execução dos experimentos, é que um profissional de marketing provavelmente não teria condições de completar o ciclo pois isso envolve melhorias e adaptações no produto e isso, em grande parte dos casos, está ligada à tecnologia e, portanto, em programação e código.
Por isso é essencial que numa equipe de crescimento seja incorporado um (ou mais) profissionais de produto, também chamados de engenheiros de software ou programadores, no caso de produtos tecnológicos. Esse pessoal será responsável por realizar as alterações no produto (que serão muitas!) propostas pelo time ao identificar hipóteses para testar.
Além dessa última etapa, temos a primeira etapa (de Análise de Dados) que também pode ser um desafio para profissionais de marketing tradicionais. A análise de dados geralmente é realizada por um (ou mais) cientista de dados com o objetivo de identificar padrões no comportamento dos usuários em relação ao uso do produto e estabelecer qual conjunto desses usuários será utilizado para testar uma variável do produto.
A cena é comum durante o verão em diversas cidades brasileiras: sol escaldante seguido de chuva no final da tarde. E, geralmente, as pancadas vêm com tudo e causam pontos de alagamento em vários locais. Muitas praças já ficaram famosas pelas enchentes – na cidade de São Paulo, por exemplo, foram colocadas placas com os dizerem: “área sujeita a alagamentos” -, mas nem sempre dá para saber onde há inundações.
O famoso aplicativo que fornece informações sobre o trânsito também indica aos usuários sobre riscos de enchente. Ele utiliza dados fornecidos pelo Google Maps. O download é gratuito para celulares e tables Android e iOS – também para Windons Phone.
iOS – Download
Disponível apenas para a cidade de São Paulo, o app fica em contato direto com o Centro de Gerenciamento de Emergências do município. Assim que o órgão emite um alerta de alguma região está sob atenção, o aplicativo avisa o usuário por meio de mensagem.
iOS – Download
Misto de GPS com rede social, o aplicativo faz alertas sobre inundações antes de traçar uma rota e avisa também se um alagamento surgir durante a viagem. É grátis e está disponível até no exterior.
iOS – Download
Tem funcionamento semelhante ao do Waze, porém, tem interface mais simples. Chama atenção por também ter disponibilizada para plataformas Windows, BlackBerry, Symbian, além dos populares Android e iOS.
iOS – Download
Mais focado em rodovias, o app tem como diferencial mostrar câmeras de diversas estradas brasileiras e também atenta para inundações. Está disponível para Android e iOS.
As pessoas se baseiam muito na experiência de outros usuários. Se eu vejo um app cheio de review negativo, não baixo. Se eu vejo um restaurante cheio de gente reclamando, não vou lá. É uma espécie de boca-a-boca.
Ao produzir um conteúdo para o seu blog, por exemplo, por mais próximo que você consiga ficar de seu cliente, a sensação não é a mesma do que quando o conteúdo é criado por usuários. A participação desses usuários gera uma sensação de proximidade e confiabilidade entre outros potenciais consumidores.
Além disso, isso mostra que a marca é autoconfiante e que não tem receio de receber feedbacks. Uma dica que gera credibilidade para o negócio é valorizar mesmo os comentários negativos. Isso demonstra que você se preocupa em ouvir as opiniões e melhorar sempre o seu negócio.
Para aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário não é necessário um investimento no sentido financeiro. Pelo contrário, mesmo que a empresa não queira, as pessoas vão produzir conteúdo sobre ela em dois momentos – ou quando a experiência é boa ou quando é desastrosa.
A maior prova disso são os reviews no Google e nas fan pages do Facebook. Ninguém “investe” nisso, é uma interação totalmente espontânea, sobre a qual a empresa muitas vezes não tem controle. Investimento em conteúdo gerado pelo usuário, na verdade, nada mais é do que fazer um bom produto, ter um bom serviço e um bom atendimento.
Se sua empresa possui tempo ou orçamento limitado para produzir conteúdo, o UGC pode ajudar a manter seu calendário. Os comentários dos leitores podem ser fontes de pauta para os seus materiais.
Além disso, é possível utilizar os conteúdos feitos pelos usuários como fonte de textos e depoimentos.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Interagir com seu consumidor real e prestar atenção no que ele tem a dizer é uma boa oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre sua persona. Isso permite que você perceba o que mais interessa ao público e possa alinhar seus conteúdos a esses interesses.
Ter um espaço destinado a conteúdos gerados pelo usuário ajuda a construir uma maior identificação entre empresa e cliente.
Uma vez que os usuários começam a submeter fotos, por exemplo, eles compartilham isso com seus amigos e acabam trazendo mais consciência da sua marca.
Mas é importante que alguém faça um controle desta seção para que nada inapropriado seja mostrado.
Entendeu como você é importante pra gente? Deixe seu comentário!
É praticamente impossível entrarmos em qualquer rede social e não encontrarmos dezenas de conteúdos em vídeo. Isso já é uma tendência há algum tempo, mas 2018 é realmente o ano que essa estratégia vai tomar conta das redes sociais.
Em apenas quatro anos, 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, de acordo com pesquisas da Cisco. Se isso não é suficiente para você começar a investir nesse tipo de conteúdo, saiba que no Facebook, meio bilhão de pessoas consomem vídeos todo dia.
Todos nós assistimos vídeos o dia todo, e esse dados só comprovam isso. Como dissemos anteriormente essa grande exposição de conteúdo audiovisual pode gerar uma saturação nos usuários. No entanto, esse desafio pode virar uma grande oportunidade para profissionais de marketing, onde devem gerar mais conteúdos audiovisuais.
Marcas que conseguirem pensar fora da caixa e fazer diferente de todas outras com certeza sairão na frente nessa disputa pela atenção do consumidor.
Entenda por que.
Não é nenhum segredo que para se ter sucesso nas redes sociais é preciso produzir conteúdo de qualidade, incentivando o engajamento do seu público. No entanto, não adianta investir em postagens repetitivas e extensas: é necessário que seu conteúdo seja o mais enxuto e direto possível, sem perder a eficiência.
Através de um vídeo é possível transmitir uma mensagem clara para seus seguidores de forma simples e curta, enquanto atrai os usuários através do aspecto visual, cada vez mais importante nessas plataformas sociais.
Cada vez mais, os dispositivos portáteis, como os tablets e smartphones, estão tomando de vez o lugar dos computadores. Recentemente, uma pesquisa do eMarketer mostrou que os acessos à internet através desses dispositivos devem aumentar mais de 80% no ano de 2015.
Diante dessa mudança, as companhias precisam acompanhar esse novo cenário e passar a pensar no que os usuários irão acessar através desses novos aparelhos. E mais uma vez, os vídeos são apontados como tendência para essa nova era do marketing digital, afinal, são adaptáveis aos diferentes tamanhos de tela, compatíveis com diversos sistemas operacionais e podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer momento.
Nas redes sociais, sua empresa precisa lutar a todo momento para atrair e manter a atenção do seu público. Afinal, seus seguidores estão constantemente cercados de diversas distrações e a um clique de distância de sair da sua página. Portanto, é essencial desenvolver um bom conteúdo que atraia o interesse e envolva os fãs da sua página. Nesse contexto, os vídeos desempenham um papel chave no seu plano de marketing, chamando a atenção enquanto transmite uma mensagem clara a seus seguidores.
É fato consumado que apelar para a questão visual é uma estratégia eficaz nas redes sociais. Um ótimo exemplo dessa tendência são o Instagram e Snapchat — redes sociais de imagens que atraem uma gigantesca parcela do público jovem. Um marketing visual bem produzido cria uma imagem positiva da sua empresa, além de gerar forte engajamento nos seus seguidores.
É importante também frisar que para produzir conteúdos em vídeo de qualidade, é essencial contar com profissionais qualificados, que tenham uma vasta experiência no mercado digital, para te guiar através desse processo e garantir seu sucesso através das redes sociais. Além disso, escolher um bom sistema de armazenamento e gestão do conteúdo é essencial. Portanto, pesquise e invista em uma plataforma especializada, que otimize a administração dos seus vídeos.
Pronto para gravar? Deixe nos um comentário!
A trilha sonora é um importante elemento dos vídeos: ela desperta emoções e sensações, deixa a produção mais interessante e engaja o espectador. Mas, para isso, é preciso que a música seja escolhida de forma cuidadosa de acordo com o vídeo.
O que seriam dos filmes sem a trilha sonora? Assim como os filmes, vídeos que possuem uma boa música de fundo engajam mais e, claro, emocionam a audiência!
Pense só: é só tocar a Marcha Imperial que a gente imediatamente se lembra de Star Wars, certo?
Faça um trabalho mental e pense em todas estes filmes ou séries: Friends, A Pantera Cor de Rosa, Titanic, Tubarão. Se você já assistiu, com certeza lembrou da música de cada um deles, acertei? Esse é o efeito que as músicas têm.
A primeira dica para escolher músicas incríveis para seus vídeos é pensar, não só no seu conteúdo, mas em qual emoção você quer passar. Um dos maiores erros que você pode cometer é escolher uma música que passa sensação de suspense se o seu vídeo é de comédia.
Então, pense no que você quer que sua audiência sinta. O seu vídeo deve deixá-los relaxados? Pensativos? Animados? Empolgados? Tudo isso vai ser influenciado pelo tipo de música que você escolher.
Um exemplo: o seu objetivo é deixar as pessoas relaxadas? Busque músicas mais calmas (com número de bpm baixo), instrumentos como violinos e violoncelos casam muito bem. Mas se o seu objetivo for deixar a audiência bem empolgada, animada e atenta a sua mensagem, o ideal é escolher músicas que têm um ritmo mais rápido, com batidas mais marcadas e um pouco mais de percussão.
Uma boa dica para se inspirar é procurar referências em outros vídeos e prestar atenção na trilha sonora deles. Busque canais bem estabelecidos que tenham boas produções de conteúdo e que realmente investem na estratégia de trilhas sonoras e utilize-os como guia.
Mas cuidado! É importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher a música para o seu vídeo, afinal, você pode, mesmo sem querer, infringir os direitos autorais em algum momento.
Utilizar alguma música que você não tem autorização em seus vídeos pode acarretar em diversos problemas.
No YouTube, por exemplo, todo vídeo que fere os direitos autorais de alguém é excluído do programa de monetização, além de ter os áudios removidos permanentemente.
E, acredite, você pode até encarar um processo na justiça pela utilização sem autorização de propriedade intelectual de outras pessoas. É por isso que é extremamente importante prestar atenção no tipo de música que você quer colocar nos seus vídeos.
Já percebeu que, hoje em dia, os hits se renovam a cada semana? A facilidade de distribuição de música com os serviços de streaming e sua popularização contribui ainda mais para essa rapidez.
Quanto a isso, é importante tomar cuidado com a utilização de hits atuais em seus vídeos. É claro que, no momento em que a música está em alta, faz muito sentido utilizá-la para engajar a audiência. O problema é que, como os hits são passageiros, a chance do seu vídeo ficar desatualizado rapidamente é muito grande.
Além disso, há também a chance de você perder um pouco da audiência utilizando músicas que você gosta, afinal, não é todo mundo que tem o mesmo gosto e algumas pessoas podem acabar desistindo de assistir seu vídeo se não gostarem do artista.
O áudio do seu vídeo é essencial e você deve dar atenção especial a esse aspecto. Já reparou que vídeos que possuem um áudio ruim, mesmo que tenham um bom conteúdo, são difíceis de assistir até o final? Então, além de preocupar com a gravação de um áudio de boa qualidade, é importantíssimo ficar de olho na música de fundo adicionada na edição. Um erro comum é errar a mão no volume da música de fundo. Pense só, a trilha sonora não deve ficar em primeiro plano, já que isso pode distrair da mensagem principal do seu vídeo.
Assim como a qualidade da gravação do seu vídeo, a qualidade da música também deve ser impecável. Se você colocar uma gravação ruim (abafada, confusa, com muitos ruídos etc.), mesmo que o áudio do seu vídeo esteja excelente, a música irá dar a impressão que o vídeo é ruim.
Então, antes de colocar a música no seu vídeo, teste a qualidade e tenha certeza que é uma música sonoramente agradável!
O Facebook está sofrendo reformulações em relação à privacidade de dados e credibilidade da rede. O novo recurso disponibilizado pela rede permite que os usuários identifiquem o notícias falsas.
O Facebook desenvolveu um novo recurso que permite que o usuário consiga mais informações sobre a procedência da matéria e até mesmo veja quais dos amigos compartilharam a notícia. Esses dados estão dispostos ao lado do título do conteúdo no ícone “i”.
Será possível conferir:
A plataforma combinou esses elementos para tentar educar os usuários para perceber quando as notícias não possuem credibilidade e se atentar a sua autenticidade.
Após as complicações causadas pela polêmica das fake news na campanha eleitoral dos EUA, a rede social parece ter se atentado para a necessidade de maior monitoramento e prevenção contra perfis falsos que espalham notícias tendenciosas.
Educar os usuários pode ser um primeiro passo para impedir que esse tipo de desvio de informação ocorra, além de reforçar, por meio da função que permite ver conteúdos relacionados, fontes de qualidade e credibilidade.
O Facebook precisa continuar buscando soluções para combater as fake news, já que a ferramenta ainda não consegue atuar em casos em que o usuário não leu a notícia e está apenas reagindo ao título. Afinal, aposto que você já viu vários conteúdos com títulos sensacionalistas surgindo na sua timeline.
Quais serão os próximos passos do Facebook? A rede está entrando em cheque após os vazamentos. Será que o Facebook continuará se mantendo?
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
#crieseuconteudo