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Enjoy! I definitely got important things to say
Como você age sob pressão? Você normalmente fica tranquilo ou entra em pânico?
Você consegue ser objetivo e entender todos os pontos de vista quando em um conflito com colega de trabalho ou cliente ou fica em modo defensivo?
Você consegue perceber suas falhas antes que elas acabem com uma conversa e prejudique oportunidades ou você vê sempre só seu lado da história?
Você costuma entrar em pânico e perder o controle da direção ou consegue segurar o volante, evitar uma colisão e continuar dirigindo por situações difíceis?
As respostas para essas perguntas detém a verdade sobre se você possui um alto nível de inteligência emocional ou não.
Mas por que inteligência emocional é tão importante?
De acordo com estudo da NIH (National Institutes of Health), ter inteligência emocional é quatro vezes mais importante que QI para o sucesso profissional. Especialmente em vendas, ter um alto nível de inteligência emocional é a habilidade mais poderosa no arsenal de ferramentas de um consultor de vendas completo.
Inteligência emocional é a habilidade de entender e gerenciar emoções efetivamente em si mesmo e com outros.
Exercer a empatia, comunicar-se claramente e resolver problemas pensando no panorama geral das coisas e em retornos positivos.
Inteligência emocional em vendas é utilizada por meio de 4 pilares fundamentais, envolvendo um set de habilidades que são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento social.
Vamos analisar cada uma delas a seguir:
Consultores de vendas com autoconsciência são introspectivos. Eles se colocam sob um microscópio para entender seus pontos fortes e em que precisam melhorar. Ao tentar se enxergar como o mundo os vê, eles conseguem separar os lados bons e ruins de suas próprias personalidades.
Uma forte autoconsciência ajuda consultores de vendas inteligentes a se preparar para obstáculos e objeções que consumidores potenciais podem levantar. Isso acontece porque eles conseguem olhar para si mesmos e o que já apresentaram pela perspectiva do consumidor.
Pense em um advogado pedindo a um colega de profissão que atue com um advogado da oposição. Autoconsciência permite que eles analisem sua própria performance e processos no nível mais alto, fazendo com que sejam sempre estudantes e especialistas em autocrescimento.
Essa é a receita secreta que permite que consultores de vendas emocionalmente inteligentes sempre pareçam preparados para lidar com tempos difíceis. Eles estão realmente preparados.
O clássico comportamento do consultor de vendas com um bom autogerenciamento é o da pausa. Eles permitem alguns segundo para si mesmos em momentos de alta tensão. Alguns segundos para respirar, pensar, processar, assimilar e refletir antes de falar algo ou agir.
Essa habilidade tem um papel fundamental em situações críticas onde tudo está em jogo, seja lidando com uma objeção de um prospect, contornando uma situação difícil com um cliente ou expondo um ideia internamente para seu chefe.
Consultores de vendas que pensam antes de agir são capazes de dar conta do recado. Eles trabalham com os diversos desafios surgem com diferentes vendas com o mínimo estresse e o máximo de sucesso.
Quão empático você é? Recomendo fazer o Mindtools Empathy Quiz para descobrir.
Empatia é uma atitude relacionada com uma alta consciência social.
Dos 4 pilares da inteligência emocional, essa é a habilidade que consultores de vendas têm mais facilidade em trabalhar e melhorar.
Consultores com uma alta consciência social fazem boas perguntas, pois são naturalmente curiosos. Eles praticam a escuta ativa, porque se importam em entender as pessoas que estão conversando e com as quais querem colaborar.
Os melhores praticantes dessa habilidade são capazes de se conectar de forma confortável com quase qualquer pessoa. Eles trabalham duro para ver o mundo pela perspectiva dos outros, o que frequentemente faz com que ganhem um status de conselheiro confiável.
Conhecer suas forças e fraquezas, gerenciá-las corretamente e então praticar empatia e preocupação para com as pessoas com quais você conversa são características de um consultor de vendas com bom gerenciamento social.
Eles se conhecem. Eles conhecem as pessoas que estão interagindo com eles em um nível elevado e então combinam ambas para maximizar resultados positivos.
Um alto nível de gerenciamento social garante uma comunicação calma e clara em situações de estresse. É o que permite que vendedores emocionalmente inteligentes ajam como cirurgiões, de forma delicada mas não freneticamente. Tomando decisivas, mas não agressivas, decisões.
E, sobretudo, eles mantém sua autoridade quando a situação fica difícil e não entram em pânico. Eles mantém a compostura e jogam água gelada em situações voláteis e com visão para o panorama maior das coisas.
Inteligência emocional é uma habilidade e não um talento.
Se você não é naturalmente habilidoso com inteligência emocional, você pode afiar sua ferramenta por meio de práticas psicológicas.
A primeira é entender o que motiva a inteligência emocional e como controlá-la. Vamos olhar mais de perto para o cérebro humano. No final do dia, somos todos escravos de nossos sentidos. Quando uma informação é coletada pelo seus olhos e ouvidos, ela passa primeiro por seu Sistema Límbico ou Cérebro Emocional. Após isso, ela chega até nosso Córtex Cerebral ou Cérebro Racional. Nossos cérebros primeiro respondem emocionalmente a nova informação e depois a processam emocionalmente. Sabendo isso sobre o sistema de operação do seu cérebro, você pode começar a trabalhar em turbinar sua inteligência emocional. Entender que você sente antes de pensar e trabalhar em cima disso. Um simples remédio é contar até três.
Dar alguns segundos para si mesmo não apenas permite que você tenha tempo para processar o que você acabou de ver ou escutar, mas permite que seu Córtex Cerebral se envolva no processo, visto que a função de contar é racional. Isso força seu lado racional a ficar de olho em seu lado emocional.
Consultores de vendas sabem que a inteligência emocional é uma habilidade e não um presente. Seus poderes de autoanálise permite que eles tenham um olhar mais próximo dos quatro elemento da inteligência emocional. Eles sabem no que eles são bons e em que precisam melhorar e nos pontos em que precisam investir tempo em evoluir. Isso faz da inteligência emocional um ciclo virtuoso.
O processo de trabalhar no desenvolvimento dos quatro pilares faz com que eles sejam mais emocionalmente inteligentes, o que os faz praticar mais e assim em diante.
O primeiro passo hoje é começar esse ciclo!!
Conheça a rede social baseada em fóruns que já é maior que o Twitter e LinkedIn.
Não é de hoje que as redes sociais buscam sempre aumentar a popularidade para, quem sabe um dia, desbancar o Facebook. E essa tarefa parece cada dia menos impossível, se levarmos em conta os recentes escândalos que acabaram prejudicando a imagem da plataforma.
Nesse cenário, uma rede social que ainda não é tão conhecida no Brasil mas que apresentou crescimento constante nos últimos tempos é o Reddit. O site combina fóruns que discutem assuntos variados para criar uma verdadeira comunidade.
Quer saber mais sobre essa rede e suas vantagens? Continue conosco:
O Reddit funciona como plataforma de compartilhamento. Seja de links, opiniões e desenvolvimento de comunidades. É um local de troca de opiniões, em um momento histórico onde isso pode estar cada vez mais complexo de se fazer.
O que move a rede social são as postagens dos usuários, que só podem ser feitas por aqueles que possuem uma conta na plataforma. Assim como qualquer fórum, existem postagens de notícias, tópicos opinativos e muitos outros.
Para o usuário, isso tudo vai aparecer em sua página inicial como no exemplo:
Apesar de parecer um pouco confusa, essa interface é extremamente simples. E como vamos explicar mais para frente, existe uma curadoria do que irá aparecer em seu feed, caso você possua uma conta por lá.
Existem outros pontos muito interessantes e que incitam discussões na plataforma. Um deles é a possibilidade de “curtir” ou “descurtir”, na rede chamados de “upvote” e “downvote”, nos comentários de outros usuários, dando relevância ou não para eles.
Além disso, a plataforma também trabalha com gamification, prática tendência no mercado, por meio do Karma. Que é basicamente uma pontuação para cada usuário, baseado nos upvotes e downvotes que seus tópicos e comentários já receberam.
Como você pode perceber, funciona através do compartilhamento de conteúdo, o que pode parecer muito parecido com todas as outras. No entanto, seu maior diferencial está no poder das comunidades que ele cria. E é esse o motivo de seu crescimento.
Atualmente, o Reddit já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos, número já maior que o do Twitter e que o LinkedIn! Estando atrás apenas do Facebook e Instagram, e pode chegar a ameaçar essa hegemonia em pouco tempo.
A ascensão dessa rede é resultado de uma combinação de fatores que a tornam única. Entenda quais são elementos:
Os usuários do site tendem a permanecer nele um tempo muito longo, se comparado às outras plataformas (mais de 15 minutos contra 6 min e 23 s do Twitter, por exemplo) o que pode ser resultado do modo como a plataforma modera seus conteúdos.
Ao contrário de outras redes, o Reddit funciona baseado em moderação por pessoas, enquanto os outros sites usam algoritmo para indicar conteúdos semelhantes. O método direcionado por humanos pode auxiliar a diversificar as sugestões, o que faz com que tempo de permanência no site seja maior.
O Reddit era visto com receio por anunciantes devido a resistência dos usuários a publicidade feita anteriormente na rede. Porém isso está mudando, a plataforma se mostra mais aberta a mudanças que favoreçam a entrada dos ads no site.
Dentre os upgrades feitos pela plataforma pode-se destacar a melhora na coleta de dados e de conversão para facilitar o entendimento das métricas para anunciantes. Também as alterações na estrutura das campanhas para aumentar a eficiência, além da possibilidade de alcançar mobiles com anúncios através do app.
Outro elemento que faz parte da proposta da rede social é explorar os diversos fóruns, que são divididos por temas, ou seja, os usuários que participam de discussões envolvendo os mais diversos assuntos. Essas separações pode ser valiosa para as marcas na hora de buscar públicos específicos e para estabelecer diálogos com a audiência sem precisar arriscar na hora de delimitar o alcance dos anúncios.
Por todos esses fatores que o Reddit tem se consolidado como um terreno fértil em meio a outras redes sociais que já começam a demonstrar sinais de desgaste.
Você é um empresário que tem sempre conquistado bons clientes, mas a maioria deles nunca mais volta a fazer negócios com você? Todos nós sabemos que o caminho para um grande ROI positivo é manter mais clientes do que perder, então, o que você pode fazer para aumentar as taxas de retenção e realmente criar clientes fiéis para a sua marca?
1. Atente-se à segmentação dos clientes
Se você teve sucesso na condução de novos clientes para o seu negócio, as chances são que você já sabe um pouco sobre eles, como de onde vieram, o site de referência, a plataforma de mídia social, o motor de busca utilizado, etc., bem como um algumas coisas sobre quem eles são e o que os motivou a vir para o seu site. Você pode começar de forma simples e criar alguns segmentos mais amplos, como geografia, idade e sexo, que podem então ser refinados em segmentos menores depois de ter aprendido mais sobre seus clientes.
2. Descubra informações estratégicas para captar a fidelidade dos clientes
Comece a compreender o que seus clientes mais valorizam. É escolha? Conveniência? Comunidade? Exclusividade? Se você não sabe o que eles valorizam, tente descobrir com a sua comunicação, e comece a fazer uma lista de coisas de valor que você pode oferecer àqueles que demonstram lealdade à sua marca.
3. Alinhe todos os seus canais e comunicação
Se você está produzindo conteúdo para o seu site, ou newsletter, certifique-se de que é complementar ao seu produto ou serviço. Seja fiel aos seus atributos de marca e mantenha a sua voz consistente – isso é ser útil, autêntico e harmonioso. Apenas certifique-se de que o seu conteúdo não é avulso. E se você permitir que outros promovam ou patrocinem seus canais de comunicação, certifique-se claramente de como eles estão fazendo isso. Se os clientes se sentem enganados por seu conteúdo e comunicações, você vai quebrar sua confiança, que irá destruir o valor do seu negócio.
Em resumo, conheça seus clientes, trate-os de forma justa e equitativa, enquanto constrói um reconhecimento e recompensa aqueles que são mais leais. Faça isso, e você será recompensado com uma participação contínua de clientes leais, que vão custar muito menos do que adquirir novos.
A Bio do seu Instagram é uma excelente forma de se apresentar e de ser encontrado. Ela vai resumir rapidamente quem é você (pode ser pessoa ou empresa) e por que as pessoas deveriam te seguir.
Seja direto. Escreva quem é você ou do que se trata a sua empresa e o que você tem a oferecer para as pessoas.
A ideia aqui é mostrar como você quer se posicionar perante ao mercado. Seja direto e deixe claro como você gostaria de ser visto ou percebido.
Utilize o slogan da sua empresa, caso ela tenha um. Caso não tenha, procure focar nos diferenciais ou naquilo que motiva a sua empresa a fazer o que faz. Um bom exemplo disso é o conceito do Golden Circle do Simon Sinek, que com certeza pode te ajudar a repensar os porquês da sua empresa.
Mesmo que você já tenha um perfil corporativo no Instagram vale a pena deixar a mostra seus principais canais de contato, ex: endereço de e-mail, telefone, endereço físico, etc.
Por que fazer isso se no perfil corporativo ele já apresenta botões (call to action) específicos para isso?
Inserindo essas informações diretamente na Bio, você aumenta a visibilidade dessa informação. Querendo ou não, ao utilizar os botões, os contatos da sua empresa ficam “escondidos” e não ficam aparentes ao primeiro olhar.
Muitas marcas querem divulgar links em suas postagens do Instagram, mas esse recurso ainda não está disponível. Uma forma de contornar esse problema é utilizando o linktr.ee.
O linktr.ee é uma ferramenta gratuita que te permite divulgar apenas um link na sua Bio, mas que ao ser clicada exibe uma lista de vários outros links que podem ser gerenciados na sua conta.
Compactar imagem sem perda de qualidade? Isso é possível?
Todo editor ou administrador de um site / blog sabe da importância que as imagens possuem em cada uma das páginas de um domínio. Porém, para ter um site acessível, é preciso ir além da simples tarefa de selecionar imagens e fazer o upload na plataforma.
Antes de mais nada, precisamos ampliar a visão e tentar entender um arquivo de imagem como um conjunto de dados e pixels.
Dentro de cada arquivo de imagem JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra extensão, há metadados e informações repetidas. O trabalho da compressão é justamente retirar essas informações redundantes para diminuir o peso do arquivo.
Por exemplo, vamos imaginar um pixel qualquer de uma imagem. Possivelmente, a cor ou o valor desse pixel será igual a de vários outros elementos dentro da mesma imagem.
Quando a imagem é comprimida, em vez de ela possuir vários pixels iguais e repetidos, ela guarda apenas um valor desse pixel, que é reproduzido para os outros semelhantes, economizando tempo de carregamento.
Há duas formas de compressão de imagens:
Comprimir imagens em lossless é a opção perfeita para quem precisa da qualidade máxima a todo custo. Geralmente usada por fotógrafos, a compressão de imagens lossless é feita com arquivos de extensões com mais recursos, como TIFF e PNG.
O formato de compressão recomendado para web resulta em uma pequena queda da qualidade. Tão pequena que é pouco notada pelo olho humano. Em lossy, você pode otimizar a imagem em até 90% de seu tamanho original, dependendo dos casos. JPG, JPEG e GIF são os formatos mais conhecidos de imagens com esse tipo de compressão.
Se você precisar de uma imagem em alta resolução para imprimir, sim, irá afetar na qualidade.
Porém, se o uso for apenas para o website ou blog de sua empresa, o indicado é comprimir pois a redução de qualidade é praticamente imperceptível a olho nu.
Uma oferta irresistível (de um produto ou serviço) é uma oferta que faz o seu cliente pensar “nossa, sou um idiota se eu não aproveitar essa chance!”
Será que é isso que seu cliente pensa quando vê a oferta do seu produto/serviço?!
Antes de seguir com o raciocínio, você precisa estar presente pro seguinte conceito:
Se o VALOR PERCEBIDO é menor que o PREÇO COBRADO, então seu cliente vai achar caro.
Se o VALOR PERCEBIDO do seu produto/serviço é equivalente ao seu PREÇO COBRADO, então a percepção é que o preço é justo.
E a mágica acontece quando o VALOR PERCEBIDO é maior que o PREÇO COBRADO. Aí seu cliente passa a achar barato!
Esse gráfico ajuda a entender:
Ou seja, se ao receber a oferta do seu produto/serviço o seu cliente pensar “nossa, isso aqui vai custar uns 5 mil reais”, mas ao final você apresentar o preço de “apenas 3.900”, seu cliente vai achar barato e as chances de fechar a venda aumentam muito.
Essa é a ideia base de uma Oferta Irresistível. Algo que, independente do preço, faça o cliente coçar a mão para comprar de você.
Existem algumas formas de você criar uma Oferta Irresistível.
Falaremos sobre duas. Na prática fazer uma “oferta irresistível” é mais do que os dois tópicos abaixo, mas aplicando isso aqui você já vai sentir resultados no seu negócio.
A primeira estratégia é a do preço baixo.
Mas calma! Não é simplesmente baixar o preço. Aqui a ideia é você atrair o cliente a partir de uma grande promoção. A ideia é você conseguir fazer uma venda extra pro seu cliente. É tipo quando o mercado faz uma oferta de leite por 0,99 (acho que faz tempo que isso não acontece, mas enfim) e no final das contas você gastou 5 reais de leite e 30 reais de outras coisas.
É muito importante você conhecer sua precificação financeira e saber quais produtos tem a margem ideal pra você fazer esse tipo de oferta.
Mas lembre! Esse tipo de Oferta Irresistível só faz sentido se você conseguir fazer uma nova venda para este cliente.
Lembramos das épocas de Compras Coletivas, onde víamos o bar oferecer 4 chopps e mais uma porção de frango com 60% de desconto. O cliente entra e sai sem consumir nada a mais. Apesar da possibilidade desse sujeito voltar, a estratégia poderia ser bem melhor pensada.
Outra forma de criar uma Oferta Irresistível é você agrupar vários produtos/serviços numa oferta só.
Quando você olha um produto individualmente, é fácil identificar se o seu preço está caro ou barato. Mas quando há um “combo” exclusivo que você criou essa identificação de caro e barato fica mais difícil.
É tipo você criar a “Cesta de Café da Manhã Suprema – perfeita para deixar seu amor feliz”.
Qual o preço de uma cesta dessa?
Percebe a diferença entre vender a “Cesta Suprema” e vender vários produtos separados?
Então você vai juntar vários produtos (com boas margens – sempre de olho no financeiro), colocar um belo nome e fazer uma oferta. E dependendo de como você posicionar seu produto, você nem precisará oferecer um desconto neste combo!
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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