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My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
Muitos procuram na internet dicas de como como começar a empreender, ou como fazer seu canal no Youtube dar certo ou ter leitores para seu blog. Procuram por respostas difíceis e realmente, existem coisas mais difíceis pela frente, porém, elas nem chegarão a existir se você não acreditar.
Acreditar é o princípio de qualquer negócio. Afinal, se você não crer no seu próprio empreendimento, quem crerá? Se você não valoriza a sua própria ideia alguém pode até rouba-la de você.
Já pensei ser bobeira essa história de acreditar. Ser uma dica para quem não tem mais para acrescentar. E hoje, cada dia que passa, eu percebo que é dessa crença que tudo começa a surgir. Já tive medo de divulgar minha idéias e projetos por simplesmente vergonha do que iriam falar ou pensar sobre mim. A verdade é que sempre haverá alguém para dizer que não vai funcionar e pode até não funcionar, mas a possibilidade só vem se você acreditar.
Crer que você pode. Você é capaz. Seus sonhos podem sair da caixinha. Não é clichê. Faz o teste, isso muda tudo.
O Funil de vendas apresenta desde o primeiro ao último contato da jornada do cliente com a empresa. O objetivo é dar suporte à jornada do usuário (Descoberta, reconhecimento da necessidade, busca por solução e decisão de compra) por meio de um conjunto de etapas, situação que está completamente interligada com o Funil de vendas. Etapas as quais são: Visitantes, leads, oportunidades e vendas.
Descoberta: A primeira etapa, onde o visitante descobre que precisa do seu produto ou serviço. Ele entra em contato com a sua empresa e assim se conscientiza. A empresa deve gerar conteúdo que atraia o cliente, conteúdos que requerem dados dos mesmos para que assim ele se torne um Lead.
Reconhecimento da necessidade: O Lead está em busca de resolver o seu problema ou necessidade e a empresa é certeira com dicas para ajudá-lo nessa situação.
Decisão de compra: Os leads que foram qualificados tornaram-se oportunidades, pois já estão em busca de um solução para o seu problema. A sua empresa é referência no assunto e está pronta para ajudá-lo. O funil de vendas acaba quando o prospect realiza a compra e torna-se cliente.
Jornada de compra: A jornada do usuário tem o objetivo de revelar as etapas que o cliente passou até adquirir o produto.
Para construir o seu Funil de vendas:
1. Mapeie a jornada do usuário.
2. Defina os marcos do processo de vendas (por exemplo: quando houve o primeiro contato com a sua empresa?).
3. Defina as etapas do funil:
Visitantes: Um grupo de pessoas diferentes que procuram por alguma solução. Para se tornarem Leads, se utiliza algum formulário com intuito de captar dados do usuário.
Leads: Depois de tornarem-se leads deve-se então, estabelecer um relacionamento para que assim eles avencem na jornada.
Oportunidades: Quando os leads possuem relacionamento significativo com a equipe ele se torna uma oportunidade para a equipe de vendas.
Clientes: Ao realizar a primeira venda torna-se assim, cliente.
Falando sobre estratégia sempre chegará a hora de citar a clássica Matriz SWOT. Não há outra forma tão eficaz de desenvolver um planejamento estratégico listando as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, de uma organização. Ao analisar corretamente cada item logo você guiará qual força pode gerar oportunidade ou proteger de ameaças. Não se esqueça de observar o micro e macroambiente de Marketing da empresa.
Passos para construir uma Matriz SWOT:
1. Desenhe quatro quadrantes.
2. Separe um lado para o ambiente interno e outro para o ambiente externo.
3. No lado do ambiente Interno, escreva: Forças e Fraquezas; No lado do ambiente externo, escreva: Ameaças e Oportunidades.
Dessa forma está pronta a sua Matriz para começar a analisar. Para as forças você olhará o que há de bom dentro da sua empresa, por exemplo: a sua equipe de Marketing. Para as fraquezas você olhará algo que não está bom dentro da sua empresa, por exemplo: seus vendedores. Observa-se que tudo isso é olhando para o lado interno da empresa. Agora, podemos focar no macroambiente. as situações que são favoráveis para a empresa, que são vistas como oportunidade, por exemplo: clima. As ameaças, como já diz, o que pode ser provocante para empresa, como: uma lei, impostos e entre outras coisas.
Com essa análise a empresa pode seguir com ações para potencializar suas forças e melhorar o que hoje é visto como fraqueza. Além de possibilitar o planejamento para uma melhor estratégia em oportunidades do mercado, se livrando das ameaças.
Simon Sinek, um especialista em liderança citou pela primeira vez o termo círculo do ouro. Esse termo, tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha. O modelo foi desenvolvido com o intuito de sistematizar um novo método de pensar e comunicar criando impacto no mundo.
Seguindo a linha de raciocínio do círculo do ouro o empreendedor geralmente primeiro foca naquilo que ele acredita, definindo seus objetivos e o que falta para alcançá-los. O que permite que o líder se comunique com colaboradores, fornecedores e clientes de forma clara, o que eleva o valor de sua marca, visto que aumenta a sua identificação com a empresa.
Primeiramente, “Por que?”
O propósito. O objetivo. A causa. O porquê de sua existência.
A seguir, “Como?”
Como atingirá seus objetivos? Quais estratégias? Como realizará a sua missão? Aqui é a hora de definir o seu plano de ação.
Por último, “o que?”
O que você faz? O que você vende? É a parte concreta. O resultado do seu projeto.
A missão do marketing é ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio, sejam eles quais forem.
Pode ser o aumento de vendas, crescimento da fatia de mercado (marketshare), captação de leads, fortalecimento da marca, divulgação de produtos e serviços, entre outros. Ou seja, é um trabalho amplo, que demanda várias competências reunidas e impacta em toda a organização.
O marketing é responsável por realizar pesquisas de mercado visando entender o ambiente de negócios da empresa, bem como o perfil dos clientes que ela pretende atingir. É ele quem planeja, quem define a abordagem que será dada em cada interação entre empresa e potenciais clientes.
Após captar um lead, o marketing também fará o papel de educador, nutrindo esse lead com conhecimento relevante e útil para que ele possa amadurecer a ideia de compra.
Ao nutrir leads, o marketing está qualificando-os, ou seja, selecionando aqueles mais propensos à compra, a fim de repassá-los para vendas. Ou seja, marketing prepara o terreno, encanta os leads, envolve-os, para então transformá-los em oportunidades de negócios. Mas não é o marketing quem transforma leads em clientes.
Uma vez que os leads foram atraídos, nutridos e selecionados, vendas recebe-os para que possam ser transformados em clientes.
Perceba que o trabalho é bem diferenciado, afinal, marketing investe na comunicação, no relacionamento, na confiança. Enquanto isso, vendas se pauta no poder de persuasão dos vendedores para destacar os benefícios e vantagens dos produtos e serviços, convencendo os leads a comprarem.
Fonte: Marketing de Conteúdo
O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via email.
Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:
No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.
Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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