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My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
Nada melhor do que aliar prazer e novos aprendizados, certo? É nisso que estávamos pensando quando preparamos este post, que traz uma lista com 10 filmes sobre marketing que você deve assistir.
Não se iluda, manter-se atualizado não é um diferencial importante para a sua carreira profissional. É algo básico, independentemente da área de atuação.
E, para quem atua com marketing e comunicação, a situação é ainda mais complicada. A cobrança é enorme, até porque, em tese, precisamos estar à frente dos consumidores. Não há como ser bem-sucedido sem estar na vanguarda das discussões.
Na prática, isso quer dizer que obrigatoriamente temos que ler muito, fazer cursos, participar de eventos, enfim, não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade de ampliar o nosso repertório cultural.
E, como você sabe, um bom filme pode fazer muita diferença. No caso das produções que têm o marketing como temática central, trata-se de uma excelente maneira de expandir os nossos conhecimentos sobre as abordagens possíveis nessa área, mas sem abrir mão da diversão.
Não estranhe: a relação que preparamos é eclética! Tem desde blockbusters atuais, até alguns mais antigos, porém considerados verdadeiros clássicos para quem atua nesse segmento.
Vamos lá?
Aí está uma história que ajuda a entender bem o poder de influência do marketing. Por isso, é considerado básico para quem atua nessa área.
O longa tem Demi More como protagonista e um enredo que diverte, mas também convida à reflexão. A pessoa tem que ser muito insensível para não se questionar sobre a sua responsabilidade na determinação das relações de consumo.
Imagine a situação: de repente, você descobre que os seus vizinhos, muito simpáticos, na verdade são atores contratados para influenciar as suas decisões de compra.
Calma, parece spolier, mas não é. O melhor do filme é acompanhar como as relações vão sendo construídas no dia a dia, que tipo de apelo pode ser mais eficiente, como as pessoas podem ser facilmente seduzidas.
E, como se trata de uma produção tipicamente hollywoodiana, claro que tem também um bom romance e a dose certa de drama.
Preste atenção em como eles são muito bons para dizer (e fazer) exatamente o que o público-alvo quer ouvir. Assim como acontece nas estratégias de marketing eficientes, eles adotam uma linguagem adequada para cada tipo de pessoa.
Enfim, é possível ter uma boa noção sobre o comportamento do consumidor —ainda que o objetivo seja fazer uma crítica ao consumismo.
O protagonista de Moneyball (este é o título original) é Brad Pitt, que dá vida ao personagem de Billy Beane. O enredo aparentemente parece banal: treinador assume o comando de um time ruim e, com muito esforço e dedicação, consegue virar o jogo.
Você já viu essa historinha em centenas de longas-metragens, certo?
Mas colocamos esta produção na lista dos melhores filmes sobre marketing por uma boa razão: a estratégia empregada por Billy para reverter a situação pouco favorável do time de beisebol.
Sem verba para investir em grandes estrelas para a equipe, o treinador resolver apostar numa tática diferenciada, apostando suas fichas na contratação de um especialista em estatísticas.
Ele vai usar os seus conhecimentos para detectar talentos e, na hora de definir as estratégias, toma como base os dados reunidos, de forma minuciosa, sobre os adversários.
A iniciativa dá certo e o Oakland A’s consegue uma série de 20 vitórias no campeonato, recorde na Liga Americana de beisebol.
Vale a pena analisar as táticas que são usadas no treinamento da equipe, principalmente em relação ao processo de gestão de pessoas.
No decorrer da história, eles mostram que muitos dos problemas enfrentados pelas empresas podem ser resolvidos com medidas simples.
Uma delas é manter os colaboradores bem informados sobre os processos da empresa e aproximá-los das lideranças.
A principal lição de Moneyball para quem atua na área empresarial é bem clara: com um plano bem estruturado, é possível fazer algo diferente e, com isso, vencer a concorrência, mesmo que ela tenha mais estrutura.
A trajetória de Steven Jobs é importante sob qualquer perspectiva, mas tem um valor ainda maior para quem atua com marketing. Afinal, os rumos da atividade seriam totalmente diferentes se ele não tivesse investido na ideia do computador pessoal.
Lembra-se daquela história de conseguir ampliar o seu repertório cultural? Então, este filme ajuda a compreender melhor como se deu a evolução tecnológica que tem marcado tanto o dia a dia de quem está à frente das estratégias das marcas.
Lançado em 2013, Jobs é estrelado por Ashton Kutcher. O ator não recebeu críticas muito positivas pela atuação, mas a verdade é que conseguiu levar para a telona muitas das características que formam a personalidade do cofundador da Apple.
Jobs foi o primeiro filme inspirado na biografia do criador do iPod. Aliás, o longa só narra a sua história até este ponto, ou seja, vai da década de 1970 até 1984.
A opção dos diretores foi mostrar que Jobs não era exatamente o gênio técnico por trás das criações, e sim o responsável por transformar as ideias “malucas” dos nerds em oportunidades comerciais.
Trata-se de uma obra-prima do cinema? Não, mas é um programa obrigatório para quem gosta de tecnologia e quer conhecer melhor os passos seguidos por Steven Jobs que, apesar de toda a controvérsia, será sempre lembrando por ser um visionário.
Este é o filme mais recente da nossa lista. Lançado em 2017, conta a história de uma empresa que, vejam só, é responsável por reunir os dados das pessoas, relacionando suas informações com o serviço de email, as compras realizadas e outros detalhes da sua vida privada.
O elenco reúne Tom Hanks e Emma Watson, responsáveis por dar o tom à trama, marcada pelo suspense.
Para os profissionais de marketing, é uma boa oportunidade de refletir sobre o futuro da atividade.
O que se sabe é que teremos cada vez mais condições de entender o comportamento do consumidor, mas não há como fugir dos debates relacionados à questão da privacidade.
Voltando ao longa, há quem critique a forma como problemas tão complexos foram tratados. De qualquer forma, o que nos interessa é acompanhar de perto essas discussões.
Quem atua com marketing digital, por exemplo, precisa compreender muito bem as transformações que estão ocorrendo nas relações de consumo.
De 2012, o filme Do que as mulheres gostam é uma comédia sobre o universo feminino e tem como cenário principal a agência de publicidade Sloane Curtis.
Mel Gibson interpreta o diretor de criação Nick Marshall que, de repente, ganha o dom de ouvir os pensamentos das mulheres. O enredo é bem divertido, principalmente ao tratar das relações dele com Darcy Maguire (interpretada por Helen Hunt).
Ela é contratada para ajudar o publicitário, mas nem imagina que ele tem formas bem eficientes de captar as suas ideias — acredita que ele tem o dom da empatia e muita sensibilidade para entender a alma feminina.
Para os gestores de marketing, o longa deixa excelentes lições. Evidencia muito bem a importância de se definir com precisão o público-alvo (no marketing digital vamos mais fundo nisso, trabalhando com o conceito de persona).
Além disso, mostra a relevância do trabalho em equipe e, para os mais observadores, dá boas dicas de como funciona o dia a dia de uma agência de propaganda.
Como destaca o filme, parece simples, mas a abordagem do consumidor depende de atenção com diversos detalhes envolvidos na composição das mensagens.
Se você é sensível, prepare a caixinha de lenços. “À Procura da Felicidade”, que traz Will Smith no papel principal, tem uma boa dose de drama. A história mostra a sua jornada na busca do “sonho americano”.
Para piorar a situação, tem que lidar com as sérias dificuldades financeiras ao lado do seu filho, interpretado por Christopher Smith (aliás, pai e filho na vida real).
Seria uma história até bem comum, mas os roteiristas acertaram a mão no enredo: ele mostra o personagem lidando com as dificuldades de ser um sem teto (sim, eles são despejados do apartamento e não têm dinheiro para pagar o hotel), ao mesmo tempo em que tenta se dar bem numa corretora em Wall Street.
Por que este filme está na nossa lista?
Ele é inspirador para quem tem receio de não conseguir atingir os seus objetivos. Numa palavra, perseverança é um conceito-chave para o sucesso. Mesmo em condições precárias, ele consegue se superar porque não deixa de perseguir o seu objetivo.
Este longa é de 1999, mas traz importantes referências para quem quer ser bem-sucedido no ambiente empresarial.
Primeiro, porque nos ajuda a conhecer melhor as trajetórias de duas empresas que foram determinantes para a configuração atual do mercado mundial: Apple e Microsoft.
A história é contada sob a perspectiva de seus co-fundadores (Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer, entre outros) e, como era de se esperar, há excelentes lances relacionados à rivalidade estabelecida entre as duas organizações.
É uma chance única, também, de entender como era o contexto cultural na época do lançamento dos microcomputadores. Hoje parece simples, mas houve reações à popularização dos equipamentos de uso pessoal.
Para quem se interessa por tecnologia (difícil fazer marketing hoje sem ter apreço por essa área), é muito bom ver como foram os primeiros insights para o desenvolvimento de hards e softwares que fazem parte da nossa vida, como a interface gráfica do Windows.
Inspirado nas histórias reais, o filme mostra que os líderes dessas áreas jogaram pesado para estabelecer suas posições no mercado e que não foram poucos os lances de rivalidade entre eles.
Para sua referência: Noah Wyle interpreta Steve Jobs, enquanto Bill Gates é vivido por Anthony Michael Hall.
Como não ver o filme que revela os bastidores da criação do Facebook?
Hoje a empresa lidera com larga vantagem este universo das redes sociais, tão importante para as nossas estratégias de marketing e de comunicação, mas não foi fácil alcançar essa posição.
Os críticos não foram muito favoráveis ao longa, mas reconhecem que realmente é difícil retratar a complexa personalidade de Mark Zuckerberg — coube a Jesse Eisenberg a missão de interpretar a figura.
Mas é bem interessante ver como nasceu uma plataforma que tornou-se tão presente nas nossas vidas. Como é revelado no filme, a inspiração inicial de Mark Zuckerberg foi mesmo o ciúme, a vontade de ganhar algum destaque entre as garotas de Havard.
Quem diria que, a partir dessa motivação, ele conseguiria chegar num sistema que tem alterado de forma significativa as relações humanas?
Sem falar, é claro, nas boas sequências que mostram, mais uma vez, que o sucesso dessas empresas não ocorreu por acaso.
Sim, são todos gênios em suas respectivas áreas, mas souberam usar as armas necessárias para driblar a concorrência e mostrar o seu valor.
Para fechar nossa lista de filmes sobre marketing considerados imperdíveis, que tal uma viagem à área gastronômica?
É esta a proposta de Chef, que tem um time de primeira no elenco: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, John Leguizamo e Jon Favreau são os atores que dão vida aos personagens principais.
Divertido, o longa narra a história de Carl Casper que, depois de perder seu emprego no restaurante, resolve embarcar no mundo dos food trucks.
Nessa passagem, preste atenção aos embates que ele trava com o dono do restaurante. Enquanto o chef quer oferecer novas experiências para o público que frequenta o local, o proprietário (Dustin Hoffman está muito bem no papel de Riva) prefere a regularidade, ou seja, apostar no que já deu certo.
Num momento de tanta discussão sobre o que faz um empreendedor ter sucesso, é bom ver as dificuldades do personagem em entender o que move a sua carreira, se está onde deveria para ser feliz.
Em seu negócio próprio, um food truck de lanches cubanos, Carl passa a contar com a ajuda de seu filho. Além da boa dinâmica da dupla, quem trabalha com internet vai se divertir ao ver a forma como eles resolvem aproveitar a força das redes sociais.
Percy, o filho de Carl, domina bem o assunto e fica com a missão de ensinar como ele deve reagir nesse ambiente. Com o uso das ferramentas apropriadas, ele ajuda o pai a trabalhar adequadamente a sua presença digital.
Quem trabalha com marketing digital consegue identificar as estratégias empregadas e, quem ainda não está com a mão na massa, pode ter uma boa noção de como isso funciona.
Obrigado por Fumar é um filme que trabalha com uma das indústrias que mais gerou vendas através da publicidade e do Marketing.
O filme acompanha os bastidores da indústria dos cigarros pelo ponto de vista de um lobista, Nick Naylor, que é o porta-voz das grandes empresas de cigarro.
Nick ganha a vida defendendo os direitos do fumantes nos Estados Unidos, fazendo de tudo para evitar que uma imagem negativa recaia sobre o cigarro.
O filme trabalha diversas questões interessantes como o uso de cigarros em filmes de Hollywood vendendo a imagem que os mocinhos fumam.
Algumas das melhores cenas estão nos diálogos entre Nick e seus amigos lobistas, um representando a indústria armamentista e outra a indústria do álcool. Mostrando o poder que uma boa publicidade tem para passar uma imagem positiva para um produto!
Preparado para “enfrentar” esta maratona de 10 filmes sobre marketing?
Esperamos que sim, porque não há nada mais inspirador do que ter alguns momentos de diversão. Sem falar que quanto mais repertório cultural, mais condições você tem de mostrar que tem boas referências para trabalhar na gestão de marcas.
Um dos maiores objetivos do Marketing atual é ter uma marca autêntica. A autenticidade desperta a identificação do consumidor e transmite confiança. Então, na criação da experiência de conteúdo online é preciso mostrar que sua marca tem uma personalidade e é coerente com valores e propósitos.
Nesse post iremos te mostrar como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio dos conteúdos online.
Você se considera uma pessoa autêntica? Se sim, você vive de acordo com seus princípios e não teme em mostrar quem é. Dessa maneira, você sabia que podemos usar essas características também no marketing?
Personalidade e princípios, alinhados à comunicação com o mercado, constroem uma marca autêntica. Se pensarmos no contexto atual, em que a comunicação acontece principalmente pela internet, as marcas estão expostas o tempo inteiro e têm diversos canais para mostrar quão autênticas elas são.
Então a produção de conteúdo no marketing digital precisa se comprometer com a construção da marca em longo prazo. Por isso vamos mostrar a você como os conteúdos online podem ajudar a construir sua marca de maneira autêntica para que ela se fortaleça no mercado.
Quais as vantagens de ter uma marca autêntica?
Quais os pilares da autenticidade de marca?
Mas como aplicar autenticidade na marca no conteúdo digital?
Na era que vivemos, tudo é feito digitalmente. A construção de autenticidade da marca deve acontecer onde os consumidores estão (Google, redes sociais, YouTube, sites e blogs)
São canais que compõem a experiência de conteúdo que o consumidor vivencia junto à marca e assim forma uma percepção de se ela é autêntica ou não. Entretanto, poucas marcas fazem isso. Então chegou a hora de você ver algumas dicas de como produzir esses conteúdos autênticos.
Mais qualidade e menos quantidade
Sim, as marcas precisam ter uma certa frequência nas redes, mas isso não quer dizer que devam se tornar em fábricas de conteúdos superficiais e irrelevantes. Na produção exagerada, a internet se tornou num mar de posts, onde são muito parecidos e acabam perdendo o valor para o leitor.
Por isso, é interessante diminuir o volume das publicações e dedicar mais tempo aos conteúdos.
Transmita personalidade em cada conteúdo
Cada conteúdo compõe a experiencia com sua marca e forma a imagem na mente do consumidor. Então, toda publicação deve ser coerente com seu discurso e ação.
Humanize a marca na produção de conteúdos
Mostre que você tem uma personalidade. Como se fosse uma pessoa, é importante que a marca tenha valores, opiniões, preocupações, jeito de agir e de pensar. Além disso, as imagens também devem transmitir humanização.
Essas são algumas das principais dicas para que você consiga criar conteúdo. Gostou?
“Hackers que implantaram ransomwares em sistemas de TI de suas vítimas e extorquiram milhares de dólares de suas vítimas afirmam que agora não acham mais justo ficar com todo o dinheiro — querem doar parte do valor fruto de suas ações maliciosas à caridade.” (RC)
Um grupo de cibercriminosos, chamado “Darkside”, afirma que pretende tornar o mundo melhor extorquindo milhões de dólares de grandes empresas e doando tudo para caridade.
“Uma das instituições que receberam a doação feita em Bitcoins, a Children International, organização humanitária global sem fins lucrativos que ajuda crianças a vencer o ciclo da pobreza e é reconhecida por distribuir livros no Quênia, Uganda e no Malaui, além de promover ajuda humanitária após desastres, como o que ocorreu nas Filipinas, afirma que não tem a pretensão de ficar com o dinheiro.” (RC)
Foram doados no total, US $ 10.000 em Bitcoin, para duas instituições de caridade por meio de um serviço chamado The Giving Block. Essa atuação chamou atenção das autoridades em relação a algumas questões principais:
“O fato das transações com criptomoedas serem realizadas por meio do blockchain pode inibir o rastreamento de informações, tanto sobre os cibercriminosos quanto das vítimas. Entretanto, a empresa que intermediou a transação afirmou que a criptografia facilitará a localização e captura dos cibercriminosos. Será?” (RC)
Nesta época de pandemia, tivemos que reformular nossa vida. As lojas virtuais viraram uma possibilidade de impactar ainda mais o seu público. Nesse sentido, é importante reconhecer tendências do e-commerce e saber como aplicá-las para gerar melhores resultados.
A pandemia acelerou muito a adoção de e-commerces. Isso nos mostra que cada vez mais empresas se tornarão uma plataforma de vendas online.
Por isso, nesse conteúdo, compilamos as 10 pricipais tendencias do e-commerce para que, somadas a uma estratégia de marketing digital, possam levar sua empresa para uma ótima expansão e vendas.
Vamos ver quais são?
O conteúdo interativo, dentro do marketing digital, é o tipo de material que gera mais engajamento. Ele dá ao usuário a possibilidade de descobrir informações relevantes à medida que participa ativamente do conteúdo.
Nesse sentido, as lojas virtuais interativas, são a tendência do e-commerce, permitindo ao cliente potencial uma troca tangível de ações e respostas.
Cada vez mais as pessoas tem uma assistente virtual em casa (como Google Assistant, ou Alexa). Com isso surge a grande oportunidade de trabalhar com tecnologia para fazer com que o seu e-commerce apareça nos resultados desse tipo de pesquisa.
Tudo indica que o Voice Commerce, como é conhecido esse tipo de recurso, será um dos modelos mais interessantes para atrair clientes.
O aprendizado automático, pode prever o comportamento dos consumidores para um determinado setor ou loja. Dessa maneira, os e-commerces conseguem proporcionar experiências melhores, produtos e serviços, inteiramente com hábitos de compra dos usuários.
O Big Data, é uma tecnologia que permite às empresas reconhecer os hábitos dos usuários, tendo uma leitura de milhões de kilobytes de dados na web.
É possível proporcionar uma experiência hiperpersonalizada a cada cliente de acordo com suas compras, pesquisas ou hábitos de consumo.
Possibilidade de comprar de qualquer lugar, é um dos sinais que os consumidores tem dado aos e-commerce. Uma vez que usando dispositivos móveis, eles conseguem fazer suas compras.
Com métodos de pagamentos flexíveis, as compras são facilitadas.
“Incorporar métodos alternativos de pagamento, como PayPal, Apple Pay ou inclusive criptomoedas, será uma atividade cada vez mais comum no e-commerce.
Isso reduzirá as informações necessárias para proceder com os pagamentos, uma vez que, com as informações de faturamento e envio, as etapas do checkout podem ser eliminadas, proporcionando melhores experiências de compra.” (RC)
O Instagram se tornou a segunda maior rede social do Brasil. Estar presente nesta rede social é fundamental para o crescimento da sua marca. Separamos dez marcas para você se inspirar. Vamos lá?
1- Hubspot
É uma das maiores empresas que sabe como atingir seu público sem perder sua personalidade. Com conteúdo como GIFs e vídeos, interage criando uma relação com o cotidiano de sua persona. Além do humor presente nas postagens (permitindo uma relação leve com seu público), a empresa sabe exatamente o tom que deve se comunicar. Além disso, promove sorteios de produtos personalizados e conteúdo relevante para o público através dos stories.
2-Mailchimp
O ponto forte da empresa é seu mascote, que gera um humor na página. Utilizando sempre em situações divertidas e inusitadas. Sendo essa, uma ótima estratégia para solidificar os valores da marca e o que ela representa.
3- Herschel
Empresa conhecida por suas mochilas, usa o produto em diversas situações. Carregando um espírito de viagem, seu perfil mostra seus consumidores em diversas partes do mundo, sempre com uma Herschel nas costas.
4- Méliuz
O Instagram deles mostra exatamente como trabalhar em uma startup. Além de transmitir muito bem como seus colaboradores trabalham, assim humanizando sua empresa.
5- Huge
Mostrando o dia-a-dia da agência, a Huge se transforma na empresa dos sonhos de qualquer um. Boa parte disso, graças ao perfil no Instagram. Assim, eles inspiram pessoas mostrando sua rotina.
6- Buffer
É uma empresa que investe em conteúdos gerados pelos próprios usuários.
7- Nubank
Queridinha atualmente no Brasil, é também uma das favoritas no Instagram. Utilizando sempre muito roxo no seu feed, o que ajuda a consolidar uma identidade visual.
8- Letterfolk
Um jovem casal que vende placas personalizadas, feito com muito humor e inteligência.
Daremos hoje a você, ótimas técnicas de vendas para que você conquiste seu cliente ideal. Elas podem ajudar a tomar as melhores decisões e consequentemente conseguir gerar mais vendas.
Não existe fórmula mágica para vender, porém, existem técnicas que ajudam um desempenho muito maior na hora da venda. Para cada situação e ambiente, existe uma técnica de venda.
“Uma abordagem certeira pode ser o suficiente para derrubar desconfianças e conquistar o seu lead e, na maioria das vezes, são questões de detalhes.” (RC)
Neste post, te mostraremos quais as melhores técnicas para que você venda muito.
Afinal, o que são técnicas de vendas?
São mecanismos de negociação. Abordagem e diálogos que facilitam o seu negócio.
“As técnicas, geralmente, são desenvolvidas para funcionar em diferentes cenários, o que as faz ainda mais precisas e satisfatórias em seus resultados. Vender envolve uma série de fatores e cada cliente tem um nível maior ou menor de resistência.”
Bases técnicas dos mecanismos de negociações.
É necessário que vendedores tenham sensibilidade para identificar algumas bases principais que envolvem uma negociação. Precisam ser exploradas, essas questões essenciais:
Esses e outros fatores impactam diretamente a forma de como a venda será conduzida.
Como construir um bom processo de vendas?
Um bom processo de vendas precisa ser adaptável, ou seja, o foco é fechar negócio de acordo com o cliente e o produto.
A seguir falaremos algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Tenha foco no consumidor
“Um processo de vendas de sucesso é aquele que não se prende ao que a sua empresa quer falar para os leads, mas sim, no que eles querem, ou seja, é preciso focar o consumidor.
Essa é uma oportunidade de você aprimorar a forma como a sua empresa apresenta o seu produto para os possíveis clientes e aumenta as chances de conversão.” (RC)
Encontre o Lead certo
A adição de leads vai adicionar diversas novas oportunidades de negócios. Entretanto, nem todos esses leads estão dispostos a fazer negócios com você.
No final das contas o que realmente importa é encontrar a pessoa certa para efetuar a venda.
Lide com as objeções
É importante saber lidar com qualquer objeção do lead que o impeça de fechar uma venda. É preciso trabalhar a habilidade de entender quando ele está pronto para fechar negócio.
Determine o valor do seu serviço ou produto
“Dentro de um mercado, existem duas propostas de valor básicas: aquela que o seu produto oferece e aquela que o seu concorrente oferece. Seu cliente, talvez, não perceba essa diferença. Então, o seu trabalho de valorização do que vende é o que será decisivo para gerar um negócio.” (RC)
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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